AMA I

 
Classes destinadas aos alunos com idades entre os 4 e 5 anos, que iniciam a atividade aquática ou tenham transitado do AMA 0.
 
 
Etapas Objetivos Específicos Objetivos Operacionais

1

  • Tarefas lúdicas;
  • Adquirir as componentes respiração, equilíbrio vertical e saltos.
  • Expirar pela boca e pelo nariz à superfície da água;
  • Expirar pela boca e pelo nariz a diferentes profundidades;
  • Recolher objetos no fundo da piscina;
  • Expirar com apoio de pranchas ou chouriços;
  • Saltar sentado na parede;
  • Saltar de forma lúdica.

2

  • Tarefas lúdicas não orientadas;
  • Adquirir/automatizar as componentes anteriores;
  • Adquirir imersão e equilíbrio (posição hidrodinâmica fundamental);
  • Adquirir coordenação respiração/equilíbrio;
  • Automatizar os saltos.
  • Expirar/ovo;
  • Expirar em deslocamento vertical;
  • Expirar em deslocamento horizontal;
  • Realizar deslocamentos verticais (impulso) com dois apoios;
  • Realizar golfinhos em posição ventral, expirando a diferentes profundidades;
  • Adquirir a Posição Hidrodinâmica Fundamental;
  • Saltar da parede partindo da posição sentado, seguido de deslize ventral/expiração;
  • Saltar da parede partindo da posição de pé;
  • Realizar saltos de carácter lúdico.

3

  • Automatizar as componentes anteriores;
  • Adquirir coordenação respiração/equilíbrio/imersão;
  • Adquirir a adaptação à profundidade;
  • Adquirir movimento de pernas crol e costas;
  • Automatizar os saltos.
  • Realizar rolamento à frente com expiração;
  • Realizar o rolamento atrás com expiração;
  • Deslizar ventralmente/expiração;
  • Deslizar dorsalmente/respiração;
  • Realizar o batimento de pernas ventral (expiração);
  • Realizar o batimento de pernas costas;
  • Saltar da parede de pé seguido de deslize ventral/expiração.

4

  • Adquirir coordenação respiração/equilíbrio/imersão;
  • Adquirir coordenação respiração/propulsão;
  • Automatizar os saltos.
  • Deslizar ventralmente/expiração;
  • Deslizar dorsalmente/respiração;
  • Saltar da parede de pé seguido de deslize ventral/expiração;
  • Saltar a diferentes profundidades.

5

  • Adquirir coordenação respiração/equilíbrio/imersão;
  • Adquirir movimento ondulatório;
  • Automatizar propulsão;
  • Adquirir coordenação respiração/propulsão;
  • Adquirir rotação braços crol;
  • Adquirir rotação braços costas;
  • Automatizar os saltos.
  • Deslizar ventralmente/expiração;
  • Deslizar dorsalmente/respiração;
  • Realizar o movimento ondulatório;
  • Realizar o batimento de pernas ventral (expiração) com rotação de braços crol;
  • Realizar o batimento de pernas dorsal (respiração) com rotação de braços costas;
  • Saltar a diferentes profundidades.