AMA II

 
Classes destinadas a alunos com idades entre os 6 e 8 anos, que transitaram do AMA I, ou já tenham tido algum contato com o meio aquático e que apresentam algum domínio da respiração, equilíbrio e propulsão.
 
 
Etapas Objetivos Específicos Objetivos Operacionais

1

  • Tarefas lúdicas não orientadas;
  • Automatizar a coordenação respiração/equilíbrio;
  • Automatizar a coordenação respiração/equilíbrio/imersão (PHF);
  • Automatizar a coordenação respiração/propulsão;
  • Adquirir rolamento à frente com expiração;
  • Adquirir saída de costas;
  • Automatizar os saltos.
  • Expirar e recolher objetos do fundo da piscina;
  • Expirar/ovo;
  • Realizar golfinhos, expirando a diferentes profundidades;
  • Realizar rolamento à frente com expiração;
  • Realizar rolamento atrás com expiração;
  • Deslizar ventralmente;
  • Deslizar dorsalmente;
  • Realizar suspensão na parede e dar impulso com entrada subaquática;
  • Saltar sentado seguido de deslize ventral;
  • Saltar de pé a partir da parede;
  • Saltar de forma lúdica.
 

2

  • Tarefas lúdicas não orientadas;
  • Estabilizar a coordenação, respiração, equilíbrio e imersão;
  • Automatizar a coordenação respiração e propulsão;
  • Adaptar as componentes básicas da natação ao trabalho em profundidade;
  • Automatizar os saltos.
  • Deslizar ventralmente;
  • Deslizar dorsalmente;
  • Realizar o batimento de pernas ventral com expiração;
  • Realizar o batimento de pernas dorsal;
  • Saltar a partir da parede, de pé seguido de deslize e batimento de pernas;
  • Saltar a diferentes profundidades;
  • Saltar de forma lúdica.

3

  • Estabilizar as componentes anteriores;
  • Adquirir a coordenação na rotação de braços e batimentos de pernas em posição dorsal;
  • Realizar as componentes básicas na natação em profundidade;
  • Adquirir movimento de pernas bruços;
  • Automatizar os saltos.
  • Realizar o batimento de pernas com rotação de braços simultâneos e alternados em posição dorsal;
  • Realizar movimento de pernas bruços com apoio de flutuadores;
  • Saltar da parede de pé seguido de deslize ventral/expiração e batimento de pernas;
  • Saltar a diferentes profundidades;
  • Saltar de forma lúdica.

4

  • Adquirir o movimento de rotação de braços em posição ventral;
  • Adquirir coordenação rotação de braços e batimentos de pernas em posição ventral com respiração bilateral;
  • Automatizar a coordenação na rotação de braços e batimentos de pernas em posição ventral com expiração;
  • Adquirir as componentes básicas da natação em profundidade;
  • Automatizar os saltos.
  • Realizar o batimento de pernas com rotação de braços alternados em posição ventral;
  • Realizar o batimento de pernas ventral com rotação de braços em posição ventral com expiração;
  • Realizar o batimento de pernas em posição ventral com rotação de braços alternados com coordenação da respiração lateral;
  • Saltar da parede de pé seguido de deslize ventral/expiração;
  • Realizar saltos lúdicos;
  • Saltar a diferentes profundidades.