Gabinete de Avaliação

 
A LAGOS-EM-FORMA dispõe de um Gabinete de Avaliação consituído por Técnicos de Educação Física, Fisioterapeutas e Nutricionista que avaliam o Utente nas diferentes áreas e elaboram o plano final de treino ou nutricional.
 
  • Avaliação Física + Plano de Treino: Sabe-se que a prática de exercício físico promove múltiplos benefícios de saúde e  do bem estar. O risco de doenças coronárias pode ser reduzido se apresentar um nível de capacidade cardio-respiratória moderada a elevada, especialmente quando associado a um estilo de vida activo. (Tavares, Raposo, Marques, Pereira, & Rodrigues, 2008).
     
    Na fase inicial de um programa de exercício físico são desenvolvidas várias adaptações ao esforço. Grande parte destas são vantajosas nas questões relacionadas com a saúde nomeadamente na redução de doenças crónicas e outras, bem como no aumento das capacidades físicas  (Franklin, Whaley, Howley, & Balady, 2000). Apesar do conhecido paralelismo entre os ganhos de saúde e a melhoria da condição física na fase inicial do treino, desde a década de 90 que se observa uma divisão entre aqueles que são os ganhos relacionadas com a saúde e os associados à melhoria da condição física, mediante a aplicação de um programa de exercícios físicos (Barata, 1997).
     
    Por este motivo a realização de uma avaliação previamente à aplicação de um programa de exercícios é fundamental pois permitirá ao profissional planificar os exercícios, métodos de treino e intensidades de esforço mais indicadas de forma eficiente e individualizada. Esta questão é de elevada importância pois sabe-se que a carga de actividade física necessária para a promoção da saúde é bem menor do que aquela que é necessária para induzir ganhos de condição física (Barata, 1997). Poderá desta forma tornar o seu treino mais eficiente e rentabilizar ao máximo a sua sessão de exercício físico.
     
    Mediante a aplicação de alguns testes físicos e através da interpretação dos resultados obtidos é possível avaliar o seu nível de saúde e condição física. É através destes dados que o profissional preparar-lhe-á um plano de treino ajustado aos seus objectivos, motivações e limitações. Após cumprido o plano de treino poderá reavaliar o seu estado de saúde e das várias componentes da condição física com a finalidade de apurar a consecução dos seus objectivos.
  • Avaliação de Nutrição + Plano Alimentar: A LAGOS EM FORMA tem o prazer de lhe apresentar a solução mais esperada pelos nossos utentes.
    Agora já é possível realizar consultas de nutrição no Complexo Desportivo através de uma metodologia rigorosa que lhe permitirá obter um Plano Alimentar adequado aos seus objetivos.
    Esta consulta foi especialmente pensada em todos os utentes que pretendam:
     
    Perda de Peso;
    • Aumento de Massa Muscular;
    • Melhoria da Qualidade de Vida e Bem-Estar;
    • Correção de Hábitos Alimentares Incorretos.
     
    A mais-valia de realizar a consulta de nutrição junto da Lagos-Em-Forma relaciona-se com a possibilidade que terá em adicionar ao seu plano alimentar uma rotina de exercícios adequada à consecução dos seus objetivos.
    Consulte a receção do Complexo Desportivo e conheça os serviços que preparamos para si!
  • Avaliação de Fisioterapia + Plano de Treino: Atualmente todos os Ginásios, Complexos Desportivos ou Centros de Treino bem estruturados contam com um serviço de Avaliação de Fisioterapia.
    Este deveria ser um passo que todos os Utentes deveriam passar antes de iniciarem a sua atividade física.
    Porém nem todos entendem e compreendem a importância desse processo.
    Quando pensamos no sistema muscular devemos entender que todos os músculos de forma direta ou indireta estão interligados e fazem parte de uma teia de transmissão de força. Alterações nesse sistema podem gerar alterações posturais, sobrecarga de articulações, ligamentos, tendões, músculos, ossos e com isso predispor o indivíduo a lesões.
    A Avaliação de Fisioterapia analisa a estrutura corporal de forma global, também em níveis funcionais e morfológicos visando um maior entendimento dos objetivos e possibilidades a serem alcançadas nas práticas desportivas. Esta avaliação procura sempre direcionar a cada indivíduo uma atividade física consciente, onde ele possa descobrir suas particularidades e adotar posturas mais adequadas, aprendendo a conviver melhor com o seu corpo e aproveitar ao máximo o que ele pode oferecer.
    Neste sentido, a avaliação de Fisioterapia, tem como objetivo detetar as alterações posturais, padrões de movimentos inadequados, força muscular, desequilíbrios musculares e flexibilidade correlacionando todos esses fatores e analisando-os no contexto de cada indivíduo. Dessa forma o treino a ser realizado passa a ter mais especificidade frente aos objetivos do aluno.
    Em suma, a Avaliação com o Fisioterapeuta tem como objetivo principal oferecer dados concretos sobre as alterações apresentadas pelo indivíduo para que as mesmas possam ser trabalhadas no ambiente do Ginásio em conjunto com o treino a ser realizado. Neste sentido, tem um caráter preventivo e corretivo.
     
    Objetivos da Avaliação de Fisioterapia:
    - Verificar o estado físico e funcional de todo o corpo;
    - Localizar as regiões que apresentam disfunções e tecidos comprometidos;
    - Correlacionar os objetivos de cada indivíduo com os dados obtidos da avaliação, exame físico e avaliação postural;
    - Componente fundamental para uma Prescrição de um programa de treino individualizado, eficiente e seguro.